Observatório de Notícias e Iniciativas de PSA e REDD+ na Amazônia Legal Brasileira

Ao longo dos últimos anos, os temas Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ganharam grande projeção dentro e fora do Brasil. Diversos programas e projetos estão sendo implementados por todo o mundo e pelo país afora. A análise dos resultados e dos obstáculos enfrentados por essas iniciativas, assim como o conhecimento sobre as últimas notícias relacionadas aos temas, são importantes ferramentas para a aprendizagem política e ambiental em relação ao futuro.

Diante desse cenário, o Instituto de Estudos Amazônicos (IEA) disponibiliza esta ferramenta, o Observatório de Notícias e Iniciativas de PSA e REDD+ na Amazônia Legal Brasileira, para as informações possam ser compartilhadas e acompanhadas por todo o público interessado. Além disso, você também poderá encontrar mais detalhes sobre o que o IEA vem desenvolvendo no âmbito de PSA e REDD+ como parte de sua agenda de trabalho.

Mapa das experiências

Notoriamente, o Brasil, por sua extensão territorial e pela presença de grandes remanescentes florestais possui terreno fértil para a aplicação de esquemas de PSA e REDD+.

Apesar das experiências observadas no país serem altamente diversificadas em termos de escala, proponentes, atores locais envolvidos e intervenções planejadas, atualmente, as iniciativas concentram-se nas regiões Sul e Sudeste, evidenciando desafios e limitações a serem superados para a ampliação de seu alcance para outras regiões. Apesar disso, em tempos recentes, houve um avanço significativo nos projetos desenvolvidos na Amazônia Legal, com algumas experiências se consolidando como modelos de sucesso e outras com projeções promissoras de resultados.

Ainda que tenha sido observado esse avanço dos dois modelos em diferentes regiões do país, há carência de uma base única, consolidada e atualizada, sobre as ações de PSA e de REDD+ em curso, sobretudo na Amazônia e em Unidades de Conservação (UC) de Uso Sustentável. Poucas informações podem ser encontradas sobre diversos projetos, o que torna difícil acompanhar seus resultados e até mesmo seu status atual.

Nesse sentido, disponibilizamos aqui os principais dados sobre as iniciativas que vem sendo realizadas na Amazônia Legal Brasileira, com especial ênfase nos projetos desenvolvidos em caráter associativista, ou seja, com a participação efetiva de entidades representativas de comunidades tradicionais e/ou rurais na construção do modelo e na execução das atividades.