Voltar/Projeto Carbono RECA

Projeto Carbono RECA

Programa de REDD+ em parceria entre Cooperativa e a empresa Natura

Idealizado pela Natura junto à Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA), que reúne produtores rurais de Porto Velho (RO) e regiões do entorno no Acre e no Amazonas, o Projeto Carbono RECA conta com o apoio técnico do Idesam para a compensação de emissões a partir de resultados positivos gerados pela própria cadeia de fornecimento.

A partir do chamado de Carbono Circular, o projeto opera desde 2013 com um sistema de PSA que remunera as famílias de pequenos agricultores não apenas pela compra de insumos e repartição de benefícios, mas, também, pelo serviço de conservação ambiental. São beneficiados cerca de 130 pequenos agricultores cooperados da RECA.

Entre 2013 e 2016, a taxa de desmatamento no entorno da área abrangida pelo projeto registrou uma média de 1,9% ao ano, entretanto, nas 126 propriedades participantes foi registrada uma taxa de 0,93%, o que representou a conservação florestal equivalente a aproximadamente 190 campos de futebol, evitando a emissão de 104 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. No mesmo período, o pagamento por esse serviço ambiental foi equivalente ao que a Natura pagou pela compra de insumos fornecidos pela RECA, totalizando R$ 2 milhões. O repasse de recursos é realizado tanto individualmente para as famílias de agricultores quanto para um fundo da Cooperativa.

O principal objetivo para os próximos 20 anos do projeto é reduzir a taxa de desmatamento na área da RECA a zero. Além disso o projeto visa servir de modelo para outras regiões onde a Natura conta com fornecimento de ativos da biodiversidade.

Localização

Porto Velho, Rondônia

Proponente

Empresa Natura

Área do projeto

5 mil hectares de floresta nativa

Início do projeto

2013

Principais parceiros

Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA) e Idesam (apoio técnico).

Objetivos do projeto

• Compensação de emissões da Natura.
• Redução da taxa de desmatamento na área da RECA a zero em 20 anos.
• Consolidação de modelo a ser aplicado em outras regiões.

Número de beneficiários

130 pequenos agricultores cooperados da RECA.

Distribuição de benefícios

Sistema de PSA que remunera as famílias de pequenos agricultores com a compra de insumos e repartição de benefícios. O repasse de recursos é realizado tanto individualmente para as famílias de agricultores quanto para um fundo da Cooperativa.

Condicionantes para participar do projeto

Entrega de um inventário de emissões, auditado por uma terceira parte, independente.

Financiamento

Privado, recursos provenientes da Natura.

Observações

A metodologia desenvolvida para o trabalho com a RECA está sistematizada e é pública, intencionando-se, com isso, que possa ser reproduzida e aplicada por outras empresas, organizações e cooperativas que queiram contribuir para a conservação de áreas florestais.

REFERÊNCIAS

ESTADÃO. Novo projeto da Natura traz incentivo para conservação da floresta. Matéria publicada por Neo Mondo em 20 de julho de 2018. Disponível em: https://neomondo.org.br/2018/07/20/novo-projeto-da-natura-traz-incentivo-para-conservacao-da-floresta/. Último acesso em: 24/05/2022.

NATURA. Relatório Anual – Natura 2018. 2019. Disponível em: https://static.rede.natura.net/html/2019/a-natura/pdf/relatorio_anual_natura_2018.pdf. Último acesso em: 29/05/2023.