Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, e Edel Moraes Foto: Arquivo pessoal

VITÓRIA DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Edel Moraes

Tenho muito orgulho de anunciar o que conquistamos no novo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima:

– Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável;

– Departamento de Oceano e Gestão Costeira.

 

Este resultado foi fruto de trabalho árduo ao longo de 45 dias de participação no GT do Meio Ambiente, na Transição de Governo. Até então não podíamos divulgar, mas agora é oficial!

Agradeço à REDE PCTs, através de todos os seus representantes que subscreveram a Carta pedindo pela criação da Secretaria, que estiveram presentes na reunião de escuta e acolhida de propostas junto a equipe da Transição de Governo, na oitiva com os movimentos sociais onde esteve presente diversos segmentos da REDE PCTs, é reivindicação do coletivo, o qual fomos para a defesa.

Agradeço aos membros do GT do Meio Ambiente, que não fizeram objeções, mas estiveram no apoio no momento da defesa da criação da Secretaria, em especial agradecemos aos ex-Ministros: @marinasilva, @carlos.minc, @izabellateixeira2021, ao coordenador @jorgevianaacre, ao companheiro @pedroivo.mandatocoletivo por advogar em defesa dos PCTs e ao @niltotatto, e à Suely Araújo, ao Tasso Azevedo e ao João Capobianco pelo trabalho de organização de fato.

Na foto, o momento exato em que “batemos o martelo” da criação da Secretaria de Povos e Comunidades Tradicionais. Na oportunidade, combinamos que só iriamos divulgar quando estivesse definitivamente garantido e agora está. O registro foi feito ao lado de Marina Silva, agora Ministra do Meio Ambiente, no momento eu chorava de alegria por poder estar nesta construção e na defesa deste espaço que será de suma importância para todos os povos e comunidades tradicionais de todo o Brasil e dos nossos Biomas.

Viva os povos e comunidades tradicionais do Brasil, viva as pessoas dos nossos Biomas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *