LIVRO “RESERVA EXTRATIVISTA: MAIS VIDA NESTE CHÃO” CONTA HISTÓRIAS DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO RIO JURUÁ

Livro “Reserva Extrativista: mais vida neste chão” conta histórias das populações tradicionais do Rio Juruá

O livro “Reserva Extrativista: mais vida neste chão”, de autoria dos padres João Derickx e José Antônio Trasferetti, iniciou uma campanha de crowdfunding na plataforma Benfeitoria com a intenção de arrecadar recursos para a impressão dos exemplares. Os livros serão distribuídos gratuitamente para jovens que vivem nos territórios do Rio Juruá.

A obra reúne histórias das populações tradicionais do Rio Juruá, no coração da Amazônia, com temas que vão desde suas lutas, organização, fraternidade, conservação do meio ambiente até a conquista de sua cidadania.

Esta edição ampliada é fruto da junção de dois livros. Inicialmente, em 1992, o missionário João Derickx em coautoria com José Antonio Trasferetti publicou “No coração da Amazônia: Juruá, o rio que chora, relato das lutas e injustiças na região do Rio Juruá”. O livro contou com apresentação de Leonardo Boff, teólogo e escritor que previu que a obra seria uma referência histórica para toda a região. Já em 2007, as mesmas histórias foram republicadas com o nome de “Reserva Extrativistas: mais vida neste chão”, apresentando as mudanças positivas ocorridas no território com a criação da Unidade de Conservação.

Segundo os organizadores da campanha, há cerca de 30 anos a região vivia uma situação de exploração e semiescravidão nos seringais. Hoje, vive um ciclo virtuoso rumo ao desenvolvimento sustentável e à cidadania plena, porém, com dificuldades e ameaças, incluindo as trazidas pelo garimpo ilegal e por outras atividades ilícitas depredatórias.

A nova edição, ampliada com o conteúdo completo das duas edições em fac-símile e novos textos explicativos, desempenha um papel importante no resgate da história do território. Segundo Manoel Cunha, liderança amazônica e gestor da Reserva Extrativista do Médio Juruá, o livro pode retomar as histórias de lutas e cidadania na mente dos jovens e na formação de novas lideranças, resgatando a memória social do território e reforçando sua identidade e organização.

“Nossa intenção é distribuir o livro gratuitamente para escolas, comunidades, associações, igrejas, órgãos de governo e ONGs no Território do Médio Juruá”, diz Manoel Cunha.

Participe da campanha e ajude a levar essa história aos jovens que vivem nos territórios do Rio Juruá. 

Acesse e contribua aqui: https://benfeitoria.com/projeto/campanha-de-arrecadacao-para-livro-reserva-extrativista-mais-vida-neste-chao-17iw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *