Nesta terça-feira (29), o Instituto de Estudos Amazônicos, em parceria com a Amopreab e o ConselhoNacional da População Extrativista (CNS), realizou uma oficina sobre Emergências Climáticas e a implementação de projetos de REDD+ em Reservas Extrativistas. Realizada na sede da Amopreab, a atividade fortaleceu a participação ativa das comunidades locais na construção e gestão de projetos voltados à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em seus territórios.
O projeto “Seringueira” é uma iniciativa focada em um modelo de REDD+ liderado diretamente pelas organizações de base, com uma estrutura participativa e orientada pelas necessidades e potencialidades das comunidades. Ao promover o protagonismo comunitário, essa abordagem busca consolidar uma governança local inclusiva, ampliando a capacidade dessas áreas de atuarem na proteção climática enquanto assegura benefícios sustentáveis para as famílias residentes.
A oficina representa um passo importante na construção desse modelo de REDD+, reforçando a autonomia comunitária e seu papel na preservação ambiental e na justiça climática.