🌎 A Oficina de Capacitação sobre Mudanças do Clima e Projetos de REDD+, oferecida pelo Instituto de Estudo Amazônicos – IEA, Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS e o Fundo de Defesa Ambiental – EDF, ocorreu entre os dias 07 e 08 de junho e propôs o debate sobre a Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal em Reservas Extrativistas.
🤝 A oficina fez parte de um projeto executado pelo IEA em parceria com o CNS e o EDF. A iniciativa organizou uma série de oficinas de treinamento que discutiram os aspectos técnicos do desenvolvimento de projetos de REDD+ e o cumprimento de requisitos legais e salvaguardas socioambientais por meio de exemplos aprofundados de projetos e iniciativas similares.
A ideia é que, por meio de informação, diálogo e capacitação sobre as mudanças climáticas e seus impactos no modo de vida dos povos indígenas e comunidades tradicionais, seja gerado conhecimento e entendimento a respeito de como desenvolver projetos de REDD+ com protagonismo dos comunitários e de suas entidades representativas nas Reservas Extrativistas.
O primeiro evento foi realizado em Brasiléia, no Acre, na Câmara dos Vereadores. Foram convidados representantes e membros das Diretorias das Associações de moradores da Resex Chico Mendes; presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Sena Madureira; superintendentes da Cooperacre e da Cooperxapuri; integrantes do Coletivo Varadouro e representantes do ICMBio.
Confira a programação completa no final do artigo.
Agenda Oficina REDD Brasileia 07-08.06.23