No dia 01 de junho, Rio Branco, no Acre, foi palco de um encontro de lideranças extrativistas da Reserva Extrativista Chico Mendes e especialistas em mudanças do clima e REDD+.
Promovida pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS, em parceria com as Associações Concessionárias representativas da população residente, a Cooperacre e a Cooperxapuri, os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri e Assis Brasil, a empresa Vert e o Instituto de Estudos Amazônicos – IEA, a reunião deu continuidade a uma série de eventos para o desenvolvimento de um projeto REDD+ na Resex Chico Mendes.
A iniciativa recebeu o nome “Projeto Seringueira” para lembrar que, para além do carbono armazenado nas folhas, troncos e raízes, a seringueira nativa (Hevea brasiliensis) captura o carbono da atmosfera quando em produção de látex, que pode atingir, em sua composição, 90% de carbono.
O evento contou com a presença e colaboração de um grupo de especialistas acreanos para conversar sobre as potencialidades e os riscos do projeto, as dúvidas a respeito da metodologia mais adequada, a incorporação das pesquisas e estudos já realizados, a mobilização do conhecimento acumulado sobre a Resex e o envolvimento daqueles que têm interesse de fazer parte desse desafio.
O estado do Acre tem uma história pioneira na valorização dos ativos ambientais, começando em 2010 com a criação do SISA – Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais, e desenvolveu competência técnica ao elaborar e implementar o Programa REM – REDD+ for Early Movers, o primeiro programa de REDD+ jurisdicional, que traz benefícios aos povos indígenas e populações tradicionais além de incentivar práticas produtivas sustentáveis, monitorar e controlar o desmatamento. Como todos os estados da Amazônia, o Acre também tem visto suas florestas ameaçadas por invasões e degradação.
O Projeto Seringueira pretende incorporar o conhecimento técnico acumulado em órgãos públicos como a Embrapa, o Instituto de Mudanças Climáticas, a Universidade Federal do Acre – UFAC, a Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas, entre outros. A participação de técnicos reconhecidos, como Eufran Amaral, da Embrapa, Willian Flores, da UFAC, Elsa Mendoza e Rosineide Sena, do Programa REM, foi muito relevante para os participantes.
Também tivemos a preocupação de ouvir dois técnicos da Rioterra, ONG que elaborou, em parceria com a empresa Biofílica, a primeira experiência de REDD+ em Unidade de Conservação que, iniciada em 2012, persiste até hoje. As instituições que compõem o Projeto Seringueira visitaram esse e outros projetos em 2022 para entender as oportunidades e os riscos desse modelo de projeto de geração de créditos de carbono. A presidente da Rioterra, Fabiana Barbosa, participou pessoalmente da oficina e transferiu sua experiência a respeito das etapas necessárias para se construir um projeto consistente e resiliente de REDD+. Alexis Bastos, um dos fundadores da Rioterra também participou do encontro e apresentou um roteiro detalhado das etapas a serem seguidas, os cuidados necessários e a importância de incluir um componente de restauração florestal para as áreas desmatadas e degradadas na Resex Chico Mendes.
No dia seguinte à oficina, realizamos uma reunião com a Secretária de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Governo do Acre, Julie Messias, que tem grande experiência em projetos de crédito de carbono, evidenciando a necessidade de parceria com o Governo do Estado, especialmente no processo de fortalecimento das Associações que dividem a gestão da Resex Chico Mendes com o poder público. O Estado se mostrou sensível às questões apresentadas e se colocou à disposição para colaborar com o processo. O fato de ser uma Unidade de Conservação federal situada no território do estado do Acre significa que as instâncias governamentais federal e estadual têm responsabilidade pela proteção de um território estratégico como a Resex Chico Mendes.
🤝🌱 Ficamos honrados em fazer parte desse desafio, mobilizando o conhecimento acumulado e reunindo pessoas que acreditam em um projeto de desenvolvimento social e econômico para a Resex Chico Mendes.