Em entrevista para o programa Perspectivas, do SBT News, Jorge Viana, ex-governador do Acre e atual presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), destacou o potencial da região norte no comércio com o exterior.
Jorge avaliou que, com o novo governo Lula, o país tende a crescer ainda mais. “”Agora com o presidente Lula, há uma avenida para percorrer e eu espero, como presidente da Apex e com o time muito bom que temos, que possamos acelerar o crescimento do Brasil no mercado exterior, no fluxo de importação e exportação”, declarou.
Segundo ele, nos últimos anos o Brasil teve a imagem afetada internacionalmente, principalmente pelo crescimento do desmatamento ilegal e a negligência com as populações originárias, o que afetou a agenda climática do país. Agora, busca-se “percorrer uma longa avenida no sentido contrário” e garantir maiores ganhos no mercado internacional.
Além do aumento na comercialização de produtos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, Jorge Viana destaca também a participação das regiões Norte e Nordeste. Para ele, é importante incluir os produtos da Amazônia, que irão ser mais vistos e, consequentemente, mais preservados.
“O desafio é usar essa riqueza com a bioeconomia, com os produtos compatíveis com a floresta que tem um mercado de 177 bilhões no mundo”, comentou.