CNS entrega carta para Lula sobre o presente e o futuro das Reservas Extrativistas

CNS entrega carta para Lula sobre o presente e o futuro das Reservas Extrativistas

No dia 31 de agosto, quarta-feira, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas esteve no Encontro sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, com a participação do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva.

Os últimos tempos foram de muitas tentativas de retirada de direitos das comunidades tradicionais, de flexibilização das legislações e de ameaça aos territórios. A existência de espaços de debate como esse é importante diante de uma perspectiva de mudança política no país. As Reservas Extrativistas são as últimas fronteiras da disputa da extração predatória, da violação dos direitos e dos povos.

Na ocasião foi entregue uma carta para Lula que trata sobre o presente e o futuro das Reservas Extrativistas. O documento foi elaborado por um coletivo de colaboradores composto pelo CNS, acadêmicos e lideranças do movimento social extrativista.

A carta nasce com o sentimento de que é necessário, mais do que nunca, a garantia da regularização fundiária desses territórios. “Sem o território, para nós não há vida, o primeiro passo é a garantia”, afirma Edel Moraes, vice-presidente do Memorial Chico Mendes e diretora do CNS no estado do Pará, durante o evento.

“Para mim foi uma emoção muito grande fazer o chamado do nosso povo, passar a mensagem para o presidente Lula do nosso esperançar da luta por direitos”, acrescenta Edel.

Leia a Carta do CNS entregue a Lula CLICANDO AQUI.

 

Fotos: Cristie Sicsú e @ricardostuckert

Um comentário sobre “CNS entrega carta para Lula sobre o presente e o futuro das Reservas Extrativistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *